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Segundo Pilates (1945) " A respiração é o primeiro e último ato da vida, nossa vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhares de pessoas que nunca aprenderam a arte de respirar corretamente”.
Partindo desse presuposto, podemos observar aimportância que deve ser dada no ensino, na prática e na correção da respiração para termos uma vivda saudável.
Dentre os princípios deixados poro Joseph, o quarto mas não menons importante é a respiração. Para a prática do Método Pilates, ela deve ser utilizada e coordenada com os demais princípios (concentração, centralização, fluidez, precisão e controle) e associada à cada movimento durante a aula.
A respiração apesar de ser um processo involuntário, é ajustada por várias ações, emoções, tensões corporais, sensações de dor e prazer. Além disto, potencializa a fala e o canto, melhora a função visceral, muscular e articular e ainda influencia na postura corporal. Portanto como dizia Joseph, não podemos e nem devemos viver sem dar importância ao ato de respirar.
Pode lhe parecer estranho, mas nas aulas de Pilates a maioria dos alunos “aprenderão a respirar” e inicialmente esta ação exigirá uma concentração “extra” para coordená-la. Por este motivo, o instrutor deve ter paciência, criar estratégias que facilitem o aprendizado e incentivar o aluno a cada conquista!
Neste texto, vamos abordar sobre como deve ser a respiração no Método Pilates e lhe oferecer dicas de exercícios educativos.
1- Ensine a Inspiração em 2 fases:
Como o aluno deve controlar a cavidade abdominal durante a inspiração :
2- Ensine a Expiração
Após o aprendizado na inspiração, devemos focar na expiração.